E o Winamp vai se aposentar

O Winamp chegou ao fim ontem, 20/12/2013, depois de 15 anos na ativa. Mas sem surpresas, trata-se de uma morte anunciada. A criadora do player de músicas, a Nullsoft, já havia dito que no dia 20 a memória digital de muitos jovens dos anos 90 sofreria uma baixa.

Provavelmente a maioria de vocês não conheceu o programa (na imagem, o player com o skin default), que era extremamente popular, possuía milhares de skins, extensões, versões para Windows, Linux, Mac, PalmOS e provavelmente outros sistemas.

Se você não sabia e ficou triste, não se sinta só. Uma petição já conta com quase 50 mil pessoas pedindo para que salvem o Winamp, deixando seu código aberto na web. Provável que não seja atendido, mas pode ser que o software continue sendo desenvolvido.

Não é nada certo, mas, segundo notícia publicada no TechCrunch (que pertence à AOL, que é dona da Nullsoft), existe um potencial comprador da dona do Winamp e que pode impedir o fim do player. A Microsoft já foi citada, mas segundo a fonte citada pelo blog, que não diz o nome da tal empresa, garante não se tratar da dona do Windows.

Além disso, o Spotify lançou uma versão homenagem do software chamada Spotiamp. É, Spotiamp. O programa tem tudo o que o Winamp tinha, a não ser a triste obrigatoriedade de ser um usuário premium do serviço de streaming online.

Nota para noobs: Sobre o fim de um software, é preciso estar ciente de que quando uma empresa desse setor anuncia o fim do seu produto, isso significa que ela deixará de disponibilizar a versão gratuita para download nos seus canais oficiais, abandonará o suporte e cortará o seu desenvolvimento (o que implica no fim de correção de bugs, surgimento novos recursos, etc). Mas isso, certamente, não significa que o software sumirá da sua máquina ou deixará de existir – canais alternativos de downloads de software é o que mais se vê por aí. Quem tiver o instalador no seu HD ou na nuvem, pode rodá-lo onde e quando quiser. Por esse ponto de vista, o Winamp continua vivo.

fonte: Link Estadão com comentários do editor aqui do Nerdices

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.