Cérebros de homens e mulheres trabalham de maneiras diferentes

A guerra dos sexos ganhou mais um capítulo, desta vez através de uma pesquisa cientifica realizada pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Um grande estudo feito por neurocientistas apresenta resultados que comprovam evidências físicas de que a regra comum – homens teriam maior facilidade com visão espacial e ação motora, enquanto as mulheres possuiriam melhor sociabilidade e linguagem – seria uma verdade.

Esta clara distinção foi demonstrada através da análise das sinapses (conexões entre os neurônios) cerebrais. As mulheres tem maior ligação entre os dois hemisférios do órgão, enquanto os homens possuem maior conectividade internamente, em cada um deles. Só que, ao analisar o cerebelo (responsável pela coordenação motora fina), a inversão de papéis foi comprovada.

O estudo foi realizado por meio de tomografias. Cerca de mil homens e mulheres, além de meninos e meninas participaram da pesquisa. Testes cognitivos ajudaram a embasar a teoria. Mulheres tiveram maior pontuação em atenção, memória facial, palavras e cognição social. Homens se destacaram na velocidade de processamento espacial, além da função sensório-motora.

A pesquisa vai ajudar a compreender as origens de transtornos neurológicos, algumas doenças estão mais associadas a um gênero que a outro. E antes que se enxergue um componente misógino, o cientista responsável pelo estudo, Ruben Gur, faz questão de afirmar: “É surpreendente como os cérebros das mulheres e dos homens podem ser complementares”.

As diferenças mais acentuadas foram melhor analisadas em adultos, meninos e meninas não apresentavam grandes diferenças anatômicas quanto indivíduos já adultos. Mulheres tem massa cinzenta em maior quantidade e homens mais massa branca. A primeira concentra núcleos de neurônios e a segunda é composta de axônios, os conectores de neurônios; ambos muito importantes à inteligência humana.

Cuidado com as conclusões apressadas

É verdade que homens podem aprender a dirigir, andar de bicicleta e skate mais rápido, no entanto as mulheres comprovadamente conseguem realizar tarefas múltiplas com muito mais facilidade. É tudo uma questão de aprendizagem. Nada impede que homens e mulheres treinem suas dificuldades e se adaptem.

Mulheres podem ser boas esportistas e homens podem trabalhar no computador, enquanto veem TV e brincam com os filhos, tudo ao mesmo tempo. Basta querer! Não existe uma ‘definição permanente’ em se tratando do cérebro. Conexões podem mudar durante toda a vida, em resposta à experiência e ao aprendizado. O órgão é muito complexo para que se façam generalizações abrangentes ou preconcebidas.

Em uma partida de poker, por exemplo, as mulheres teriam melhor intuição, facilidade de lembrar jogadas, regras, além de tipos de jogos. Os homens conseguiriam reagir mais rápido a novos desafios, analisariam reviravoltas com mais velocidade e seriam melhores em disfarçar suas mãos (blefar). Contudo, analisando as características de ambos, o ideal seria que jogassem juntos. As habilidades estariam combinadas e a dupla seria imbatível!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.