Por dentro de uma mineração de bitcoins na China

Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009 por Satoshi Nakamoto. O nome também se refere ao programa código aberto que ele projetou para o uso da moeda e a respectiva rede peer-to-peer que é formada. Diferente da maioria das moedas, a bitcoin não depende da confiança em nenhum emissor centralizado, como um servidor de um grande banco por exemplo. A bitcoin usa um banco de dados distribuídos espalhados pelos nós da rede peer-to-peer para registrar as transações, e usa criptografia para prover funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastas pelo dono, e evitar gastos duplos.

O projeto de Bitcoin permite propriedade e transferências anônimas de valores. Bitcoins podem ser salvas em computadores na forma de um arquivo carteira, ou em serviços de carteira provido por terceiros; e em ambos os casos bitcoins podem ser enviadas pela Internet para qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin. A topologia P2P da rede Bitcoin, e a ausência de uma entidade administradora central torna inviável que qualquer autoridade, governamental ou não, manipule o valor de bitcoins ou induza inflação “imprimindo” mais notas.

O bitcoin tem ganho a cada dia mais e mais adeptos. Pessoas que o aceitam como moeda em transações de compra e venda. Com isso, sua valorização tem sido crescente, estando hoje por volta de mil dólares cada bitcoin.

Nada tem valorizado tanto quanto o bitcoin e a procura pela moeda aumentou exponencialmente, o que acabou elevando o seu valor.

Também pesa nessa valorização o crescente crescimento da moeda na China.

O empresário e jornalista Xiaogang Cao postou fotos de uma nova operação de mineração com sede em Hong Kong que está sendo criada em um edifício industrial em Kwai Chung …

Os bitcoins são gerados por softwares mineradores que dedicam poder de computação para resolver cálculos matemáticos. Havia um tempo, até recentemente, em que os usuários poderiam gerar seus bitcoins em casa, mas hoje em dia a criação de uma operação de mineração envolve muito mais infra-estrutura.

Quanto mais bitcoins entram em circulação, os cálculos envolvidos tornam-se cada vez mais complexos. As recompensas são reduzidas para metade em intervalos regulares, até que 21 milhões de bitcoins sejam criados – neste ponto, a produção cessará.

A empresa por trás da operação é Asicminer, que possui várias instalações de mineração. Cao disse que a instalação foi “mais silencioso do que uma biblioteca”.

A construção começou em agosto de 2013. Um guindaste foi utilizado para instalar os sistemas de refrigeração. A técnica de resfriamento é uma das mais avançadas, mantendo as temperaturas abaixo de 3 graus.

Veja no gráfico abaixo como funciona o bitcoin.

fonte: Hong Wrong

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.