Cyborg DIY: Homem implanta hardware baseado no Arduino no próprio corpo

Tim Cannon, natural de Pittsburgh nos Estados Unidos, conseguiu implantar um pequeno eletrônico baseado no hardware open source Arduino embaixo da pele de seu próprio antebraço.

Cannon e seus amigos fundaram a empresa Grindhouse Wetware em 2012 com o objetivo de desenvolver soluções para vencer as limitações do corpo. Eles começaram implantando imãs de neodímio na ponta dos dedos para sentir o campo magnético. Um sonar, com resposta magnética, foi criado na sequência para que cegos pudessem usá-lo como instrumento de navegação. O implante aconteceu na cidade de Essen, na Alemanha, durante uma conferência de entusiastas de modificação corpórea.

O nome do dispositivo é Circadia 1.0 (originalmente conhecido como HELEDD). Ele faz referência ao período de 24 horas conhecido como ciclo circadiano (variação de luminosidade, temperatura etc), sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos.


Segundo o criador, a serventia do Circadia é capturar a temperatura e pulsação por longos períodos. Frutificariam daí análises mais precisas da condição da saúde. Os dados capturados são transferidos através de uma conexão Bluetooth com um dispositivo externo, a princípio um Android. A placa de controle tem ainda três LEDs para serem utilizados como alertas (configurável) e dado as condições de operação, a carga da bateria é feita por indução (compatível com o padrão Qi). Detalhes de como ele funciona e os esquemáticos elétricos estão disponíveis online.

Sem a ciência de onde este movimento pode chegar, os biohackers em questão pretendem ultrapassar os limites da evolução natural e até da ética que permeia o que consideramos como normal e saudável. Ainda que questionável, testar os limites da medicina e da biologia é o combustível que motiva estes indivíduos.

Há a pretensão de comercializar o Circadia 1.0 por cerca de 500 dólares. Uma pulseira com capacidade semelhante também estaria em desenvolvimento.

Assista o vídeo de como foi feito este implante (produzido pela revista online Motherboard):

fonte: Info

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.