Google patenteia gesto de coraçãozinho para usar no Glass

O Google patenteou o chamado gesto do “coraçãozinho”, feito com as duas mãos. A empresa poderá usar o movimento como um comando dos óculos conectados Google Glass para “curtir” coisas no mundo real.

Segundo o The Verge, a câmera do Glass seria capaz de identificar o gesto para entender o comando e gostar de um determinado objeto ou cena vista através dos óculos.

Com essa tecnologia, as novas possibilidades de criação aplicativos de realidade aumentada são incontáveis, já que, inicialmente, o Glass é controlado apenas por voz.

No entanto, até o momento, o Google não se pronunciou sobre como usará a novidade.

Cá entre nós, é mais um absurdo da legislação sobre patentes e propriedade intelectual. Patentear um gesto humano? Será que vão cobrar dos jogadores de futebol que comemoram dessa forma quando fazem gol?


Diversas empresas investem em tecnologias de realidade aumentada, mas a maioria delas é do mundo dos games, como é o caso dos Oculus Rift e do recém-anunciado castAR, criado por ex-engenheiros da Valve. As tecnologias estão em fase embrionária e, em alguns casos, chegam a causar enjoo nos jogadores.

O Google Glass está em fase beta para desenvolvedores e, de acordo com reportagens da imprensa internacional, ele pode ser lançado em 2014. Ao menos por enquanto, o aparelho custa 1.500 dólares, cerca de 3.235 reais.

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 2 Comments

  1. Não acho q será um crime fazer o gesto e nem que se algum jogador fizer seria processado. Acredito q a patente seria ligada ao glass, por exemplo se outra empresa fizer um aparelho semelhante não poderia usar o gesto para ativar a funçao reconhecimento do msm para curtir paginas e etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.