Quem é contra o Marco Civil da Internet?

O Marco Civil da Internet deverá ser votado até 28 de outubro. Ainda não temos acesso ao último texto do projeto de lei, mas sabemos bem o que queremos: exigimos que o Marco Civil seja aprovado com um texto que garanta a integridade desses três princípios:

Neutralidade da rede

“Neutralidade de rede é um princípio muito simples, que sugere que você tem o direito de acessar a informação que quiser, é sobre a liberdade das pessoas de se comunicarem. Diz respeito à liberdade de expressão no nosso tempo, pois protege o direito de pessoas criarem websites, blogs, páginas wikis, o que for, e poder alcançar outros usuários. É algo que consideramos implícito na internet, mas sem isso a Internet não é nada, sem isso a Internet seria apenas uma televisão, ou qualquer outro meio onde você recebe a informação de forma passiva. É um princípio muito importante se os usuários quiserem preservar o dinamismo e a liberdade que a Internet nos trouxe.” – Professor Tim Wu, o criador do conceito da neutralidade da rede.

leia mais aqui

Privacidade do usuário

O texto original do Marco Civil, feito colaborativamente com a sociedade civil, assegura que:

– O provedor ou site é obrigado a manter uma política transparente para garantir o sigilo das informações.Terceiros ou autoridades só poderão ter acesso a eles mediante decisão judicial.

– Os registros de conexão na rede (Internet Protocol, IP) serão armazenados por um ano pelo provedor sob sigilo, protegidos por uma política transparente de gestão, com vistas à proteção da intimidade e da vida privada dos usuários. Os registros de acesso (sites, blogs, rede social, todo o seu rastro de navegação na Internet) NÃO poderão ser guardados.

Atualmente, sem o Marco Civil os registros de conexão e de acesso são utilizados para descobrir quais ações foram praticadas e até quem foias praticou, o que gera insegurança na rede. O cruzamento dos registros de conexão e de acesso proporciona às empresas a possibilidade de criação de barreiras, além de venda personalizada de produtos, por exemplo.

Com o Marco Civil o provedor responsável pela guarda somente será obrigado a disponibilizar os registros quando estes contribuírem para a identificação do usuário ou do terminal em uma investigação criminal. E somente uma autoridade policial ou administrativa poderá requerê-los judicialmente, em até 60 dias, contados a partir do requerimento. Somente nessa situação os registros de conexão poderão ser guardados por prazo superior a um ano.

lei mais aqui

Liberdade de expressão

O Marco Civil prevê diversos artigos que corroboram a necessidade da emissão de “ordem judicial” o que dá legitimidade aos atos jurídicos necessários:

O artigo 7º estabelece que “o acesso à Internet é essencial ao exercício da cidadania e ao usuário são assegurados” os direitos: “à inviolabilidade e ao sigilo de suas comunicações pela Internet, salvo por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”;

O artigo 10, em seu parágrafo 1º, garante que o provedor responsável pela guarda “somente será obrigado a disponibilizar as informações que permitam a identificação do usuário mediante ordem judicial se: houver fundamento dos indícios da ocorrência do ato ilícito; para fins de investigação ou um processo judicial; houver determinação de um período específico que ocorreram os registros.

O artigo 15 assegura a liberdade de expressão e evita a censura, uma vez que o provedor de aplicações de Internet ( aplicação de software ou sistemas de informática) “somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências.”

leia mais aqui

E quem quer corromper o Marco Civil?

Podemos sintetizar a três inimigos: Empresas de Telecom, Rede Globo e Políticos vigilantistas. Sergio Amadeu nos explica:

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/112333940″ width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. Artigo muito bem escrito.

    Eu espero que esse projeto vingue e assim possam ter uma internet mais democrática e segura.

    Parabéns pelo artigo,está muito bem escrito continuem assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.