Múmias incas foram drogadas para ritual de sacrifício

Três crianças incas mumificadas foram encontradas em um santuário perto do pico de um vulcão argentino em 1999: uma pré-adolescente de 13 anos, um menino e outra menina de aproximadamente 4-5 anos. Tais múmias já são consideradas as amostras mais preservadas do mundo, principalmente devido às condições frias do túmulo em que foram encontradas. Só agora os cientistas revelaram que as três crianças haviam consumido grandes quantidades de álcool de milho e folhas de coca (matéria prima usada hoje para obter cocaína). Tudo foi parte de um ritual de sacrifício.

De acordo com os exames as crianças foram preparadas durante um ano para o ritual, ingerindo diariamente doses destas drogas que eram aumentadas gradativamente até aproximar a semana do sacrífico quando altíssimas doses foram ingeridas deixando as crianças entorpecidas antes de serem mortos. Os cientistas acreditam que as crianças foram levadas ainda vivas da aldeia até o vulcão parando no caminho para rituais que incluíam a ingestão das drogas.

A adolescente, chamada pelos cientistas de “Donzela do Gelo” foi encontrada com as pernas cruzadas e o corpo curvado ligeiramente para frente como se estivesse dormindo (ou dopada) no momento da morte. Dentro de sua boca havia um maço de folhas de coca, seu estômago estava cheio e ela não havia defecado recentemente. A análise nutricional indicou que as crianças foram tratadas por toda vida com uma ótima alimentação, também como parte do ritual. Apesar da situação nos parecer sofrida, a criança não apresentava aparência de um estado de angústia no momento da morte.

fonte: The Scientist

Gostou? Curta nossa fan page no Facebook!


Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.