Detectada água na superfície da Lua

Cientistas da NASA anunciaram a descoberta de sinais de água na superfície da lua que poderia vir do subterrâneo profundo.

A descoberta foi feita utilizando dados da sonda Moon Mineralogy Mapper (M3) a bordo do Chandrayaan-1, espaçonave da Indian Space Research Organization. Clique aqui para ir ao site da missão espacial.

Esta água “magmática” apresenta grãos minerais e teria se originado abaixo da superfície. A prova de água magmática também foi verificada em amostras coletadas durante as missões Apolo, mas esta descoberta representa a primeira vez que a água é encontrada a partir da órbita.

“Agora que temos detectado água a partir do interior da Lua, podemos começar a comparar essa água com outras características da superfície lunar”, disse o geólogo planetário Rachel Klima.

Para o que antes se pensava ser um mundo totalmente seco, a lua vem oferecendo um fluxo constante de surpresas ao longo dos últimos anos.

Em 2009, os instrumentos da M3 descobriram moléculas de água nas regiões polares da Lua. Da órbita lunar, espectrômetro da M3 medindo luz refletida da superfície da lua em comprimentos de onda infravermelhos, dividindo as cores espectrais da superfície lunar em pedaços pequenos o suficiente para revelar um novo nível de detalhe na composição da superfície. Quando a equipe de ciência da M3 analisou ​​os dados, eles descobriram que os comprimentos de onda da luz sendo absorvida foram consistentes com os padrões de absorção de moléculas de água e hidroxila.

A análise confirma inequivocamente a presença destas moléculas sobre a superfície da Lua e revela que a totalidade da superfície parece ser hidratada pelo menos durante uma parte do dia lunar.

Com os espectrômetros de imagens espaciais, foi possível mapear a água lunar de forma mais eficaz do que nunca.

A surpreendente descoberta foi relatada em uma conferência de imprensa da NASA em 24 de setembro de 2009 e publicado na edição de setembro da revista Ciência . A descoberta levanta novas questões sobre a origem da água e os efeitos sobre a mineralogia da lua. As respostas a estas perguntas serão estudados e debatidos para os próximos anos.

A missão Chandrayaan-1 terminou mais cedo do que o planejado quando ISRO perdeu o contato de rádio com a sonda em 29 de agosto de 2009, após o fracasso em meados de julho de restabelecer os sensores e alguns sistemas de fornecimento de energia. Altos níveis de radiação solar na atmosfera tênue da Lua afetou as unidades de fornecimento de energia para dois computadores a bordo da espaçonave. Com a perda de contato via rádio, sem poder enviar comandos ou dados para ou a partir da nave espacial.

A sonda completou 312 dias e mais de 3.400 órbitas em torno da Lua, proporcionando um grande volume de dados a partir de seus instrumentos sofisticados, mapeando cerca de 90 por cento da superfície lunar e atingindo a maioria dos objetivos científicos da missão.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.