Data Dealer: o jogo que te ensina a entender a polêmica da espionagem na internet

Não há momento melhor para conhecer o game Data Dealer, já que estamos em plena investigação dos EUA sobre informações privadas das pessoas. Nele você tem uma central de informações onde compra e revende dados das pessoas. Apesar de ser um jogo, é legal para entender como pode funcionar uma rede de troca de informações privadas pela internet.

Não é possível salvar o seu progresso no game, já que é ele um demo. A intenção dos criadores é fazer o game crescer e ter uma versão oficial. O Data Dealer foi financiado com o Kickstarter e foi indicado para o “Games for Change”, que premiam os jogos com um impacto significativo nas pessoas.

Como jogar

O jogo é originalmente alemão (mas já está no ar uma versão em inglês também) e no início pode parecer complicado de jogar. Muita calma na hora das instruções: você tem uma rede de contatos que lhe fornecem dados em troca de dinheiro – há desde uma enfermeira que trabalha em um hospital, que pode te passar informações como histórico de doença das pessoas, até um site de namoro que pode passar dados confidenciais de status de relacionamento, e-mail e outras coisas.

Você então faz acordos com esses contatos e aumenta o número de dados na sua central de informações. A partir daí, o objetivo é revender os dados para as grandes companhias, como um centro de seguro de saúde ou uma operadora de celular.

O site do jogo, claro! É http://datadealer.com

Politicamente incorreto

Os lemas do jogo são curiosos: “legal, illegal, whatever” (legal, ilegal…Tanto faz) ou “Privacy? Screw that!” (Privacidade? Dane-se isso). Sim, é politicamente incorreto. Mas a intenção não é ser: o Data Dealer mostra como muitos dados – de todos os tipos – podem estar disponíveis para diferentes mãos.

Achou difícil jogar? Ok, o próprio criador do game diz que a intenção não é ser um dos jogos mais divertidos do mundo: “É muito difícil somente falar ou ler sobre a espionagem de dados nos jornais. Isso não ajuda muito. Por isso criamos esse jogo”, disse Wolfie Christl à Forbes.

Veja o trailer do jogo:

Fonte: Forbes

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.