ALERTA! Acesso ao Facebook pode ficar caro!

Sem neutralidade, brasileiro vai pagar mais para ter a mesma internet.

Garantir a neutralidade da internet é importante para o consumidor brasileiro. Sem a neutralidade, a internet de hoje pode ficar mais cara do que é.

Com o caso da espionagem digital dos EUA, o governo do Brasil resolveu agilizar a votação do Marco Civil da Internet. Essa lei estabelece os princípios básicos da internet no País.

Um dos pontos mais importantes para o consumidor é manter a neutralidade atual, porque a falta dela mexe diretamente no bolso de cada um.

É bem fácil de entender.

A NEUTRALIDADE GARANTE A INTERNET COMO NÓS A CONHECEMOS HOJE: UMA SÓ PARA TODO MUNDO.

Cada vez que você acessa um site, você está fazendo o conteúdo daquele site viajar, na forma de dados digitais, pela infraestrutura das redes, até chegar ao seu computador.

As empresas que controlam essa infraestrutura por onde passam esses dados de texto, imagem, música, vídeo etc. estão fazendo uma forte pressão para mudar o texto do Marco Civil e quebrar a neutralidade.

Essas empresas são principalmente as telefônicas e as operadoras de TV a cabo.

O que elas querem?

Basicamente, cobrar preços diferentes conforme o conteúdo que você acessa. Noutras palavras, o tipo de dados que você faz trafegar.

NA PRÁTICA, ELAS QUEREM TRATAR A INTERNET COMO SE FOSSE TELEFONIA CELULAR OU TV FECHADA E FATIAR O SERVIÇO EM PLANOS E PACOTES DE USO.

Dá para imaginar o futuro. Para ouvir música, provavelmente, vai ter o plano Internet Infinity Music. Para ver vídeos, o Internet Infinity Video.

Passar um email vai custar baratinho para o consumidor. Porém, se você quiser anexar uma imagem ou vídeo, vai ter de pagar uma taxa extra. Provavelmente, vão lançar o Infinity Email também.

Postar uma foto também conta. É capaz de surgir o Infinity Facebook. Subir um vídeo para o Youtube vai ser mais caro ainda.

Quem sabe vão oferecer pacotes de sites como se fossem canais de TV.

A INTERNET VAI FICAR MAIS POBRE.

As empresas de infraestrutura da internet vão ficar ainda mais gigantes e o consumidor vai gastar mais.

Eu não acredito que elas querem quebrar a neutralidade e fatiar a internet para continuar lucrando o mesmo.

Já para o governo, quanto mais arrecadação melhor.

Artigo de Henrique Ungaretti

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.