Fugindo do PRISM – parte I

A intenção desse post é ensinar como se proteger do PRISM.

Caso você não saiba sobre o assunto leia esse post: http://www.haxor.com.br/blog/?p=11

Na nossa saga “Fugindo do PRISM”, começaremos falando sobre uma das empresas que fornece informações para a NSA:

Google, o oráculo dos tempos atuais.

Todo usuário de internet conhece o poder desta ferramenta e sabe que por mais difícil que seja nosso problema, ela sempre estará lá, para nos auxiliar e nos mostrar a luz no fim do túnel. O Google Search serve para buscar qualquer informação necessária, como entretenimento, educação e compras.

Mas o que o usuário não sabe é que quando ele clica em um resultado do Google sua pesquisa é enviada para sites como o Search Engine Land juntamente com algumas informações do seu navegador e computador (navegador utilizado, versão, sistema operacional, número de IP, e etc).

Essas informações servem para identificar o usuário e criar um perfil detalhado do mesmo, incluindo seus gostos e preferências. Este perfil pode ser utilizado por grandes organizações para exibição de anúncios (Você já reparou que ao procurar algo pra comprar no Google começam a aparecer propagandas desse produto/serviço em redes sociais como o Facebook? Esses anúncios são segmentados a partir das informações recolhidas sobre você). E como se não bastasse criar o seu perfil de acordo com as coisas que você assiste, lê e procura na internet ele ainda pode ser vendido para sites terceiros.

Além disso o Google salva as pesquisas efetuadas por você e elas podem ser requisitadas legalmente (https://www.google.com/transparencyreport/userdatarequests/) por entidades do governo. Várias informações sobre você são recolhidas cada vez que você faz algum tipo de pesquisa e esses dados ficam armazenados sob a custódia da Google. Agora vamos pensar um pouco sobre o que pode acontecer com essas informações… De repente um funcionário da própria Google pode decidir te espionar por interesses pessoais (isso não só é possível como realmente aconteceu http://gawker.com/5637234/gcreep-google-engineer-stalked-teens-spied-on-chats); Outra suposição: atualmente nós ouvimos falar cada vez mais de segurança na internet e também de hackers. Eles invadem sites e sistemas de governos e grandes corporações, quem sabe não seriam capazes de invadir também a Google (isso também já aconteceu http://www.wired.com/threatlevel/2010/01/operation-aurora/).

A verdade é que não existe método 100% seguro de se navegar na internet, mas você pode tomar alguns cuidados com os seus dados pessoais. Nós lhe daremos algumas dicas sobre como se proteger e evitar que seus dados caiam em mãos erradas.

Uma ferramenta de busca tão poderosa quanto o Google Search é o DuckDuckGo. A diferença entre eles é que o DuckDuckGo não armazena nenhum tipo de informação sobre você, fornecendo total privacidade.

Fonte: Haxor

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.