Japão: Reino dos Personagens em Curitiba

O Consulado Geral do Japão em Curitiba, juntamente com a Fundação Japão e a Fundação Cultural de Curitiba realizará a Exposição Itinerante “Japan: Kingdom of Characters” (Japão: Reino dos Personagens) no MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba entre os dias 6 a 28 de julho do ano corrente.

Além disso, haverá vários eventos culturais sobre cultura pop japonesa, como palestra do dublador Sr. Toru Furuya (Museu Oscar Niemeyer), mostra de cinema japonês, workshop de Manga e painel de debates sobre a influência dos mangás e animes.

1. Exposição Itinerante
“JAPAN: KINGDOM OF CHARACTERS (JAPÃO: REINO DOS PERSONAGENS)”

(1) Concepção

O que é exatamente um personagem? Qual o motivo de sua enorme popularidade? Que tipo de
sociedade esses personagens refletem e que tipo de influência eles podem exercer sobre ela? E,
finalmente, para onde caminha a cultura de personagens japonesa? Nesta exposição, será apresentada a relação íntima entre os personagens e os japoneses. Espera-se que os visitantes obtenham uma melhor compreensão das circunstâncias culturais e históricas por trás da afeição pelos personagens por parte dos japoneses, bem como acerca do futuro dos personagens no Japão contemporâneo.

“Qualquer pessoa que já tenha viajado para o Japão provavelmente teve a experiência espantosa de encontrar personagens de mangá e anime em cada canto da cidade. Não apenas em áreas como Akihabara e Harajuku, que passaram a ser conhecidas no exterior como locais sagrados dos personagens, mas também em supermercados e lojas de suvenires em cada pequena cidade por todo o país, pode-se encontrar inúmeros produtos decorados com imagens de Hello Kitty e Pocket Monsters. Legiões de adultos assistem a filmes produzidos pelo Studio Ghibli e não é nem
um pouco incomum ver pessoas entretidas na criação de bonecos do Mobile Suit Gundam. Tudo isso é uma rotina no “Japão, Reino dos Personagens”.

A existência de produtos com personagens é ainda mais significativa. Juntamente com coisas comuns como bichinhos de pelúcia e artigos de papelaria, esses produtos englobam uma enorme e diversa gama de itens, desde acessórios da moda e artigos de uso diário a anúncios e serviços. Ao longo de cada período, a extensão e diversidade desses itens aumentaram para incluir parte da vida japonesa. Outra faceta foram as mudanças do perfil de consumo: de crianças para adultos; de uso familiar para pessoal; e de entretenimento para suprimento de necessidades psicológicas.

Essa Lua de mel com os personagens evoluiu em várias formas. No momento, cada governo e entidades públicas locais têm seu próprio personagem. Os personagens, em sua existência simbólica, frequentemente ultrapassam os líderes reais da área como uma presença visível. Eles funcionam cada vez mais como figuras sociais e públicas.
Hiroyuki Aihara – Presidente do Character Research Institute Co., Ltd.”

(2) Exposição
A Exposição estará dividida em quatro partes, a primeira apresentando “Os personagens que representam o Japão” separados por décadas, apresentado-os com painéis e bonecos.
A segunda parte fala sobre “Personagens como produtos”, com exposição de produtos e um quarto de uma estudante japonesa montado totalmente com produtos da Hello Kitty. A terceira parte “O futuro dos personagens” é formada por exposição de personagens criados por
organizações e miniaturas e a apresentação de desenhos flash. A quarta e ultima parte é sobre “Os personagens e os japoneses” mostrando em formato de painéis o cotidiano de japoneses de várias idades e a relação deles com os personagens.

(3) Informações
Data: de 6 a 28 de Julho
Horário: das 10:00 às 19:00 (terça a domingo)
Local: MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba / Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430 Portão – Curitba – Paraná
Entrada Gratuita

2. MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS
Data: de 12 a 18 de julho de 2013 (dia 15 não terá sessões)
Sessões: às 18:00 e às 20:00
Local: Cine Guarani – Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430 Portão – Curitiba – Paraná
Todos os filmes serão exibidos em japonês com legendas em português.
Entrada Gratuita

A Programação e a sinopse da Mostra estarão disponíveis no site do Consulado Geral do Japão em Curitiba.

3. TORU FURUYA
A pessoa e a voz por traz de personagens que marcaram gerações Toru Furuya é um dos dubladores mais renomados do Japão e conhecido mundialmente pelos personagens Amuro Ray (Mobile Suit Gundam), Yamcha (Dragan Ball), Seiya de Pégaso (Os Cavaleiros do Zodíaco), Mamoru Chiba (Sailor Moon), entre outros. Além disso, Sr. Furuya, desde 2009, tem sido um
dos jurados do World Cosplay Summit.

(1) ENCONTRO & SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Furuya falará sobre sua vida profissional e reproduzirá algumas cenas de animes, juntamente com cosplayers previamente selecionados. Além disso, haverá sessão de autógrafos (o número de autógrafos será limitado, sendo assim haverá sorteio no local para definição de quem ganhará os autógrafos).
Data: 13 de julho de 2013 (sábado)
Horário: 13:30 – 15:00
Local: Cine Guarani – Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430 Portão – Curitiba – Paraná
Entrada Gratuita
** Vagas limitadas. Para participar do evento, necessita-se de inscrição!
Inscrições pelo e-mail: cultura@c1.mofa.go.jp

(2) TALK SHOW
Furuya falará sobre sua vida profissional e reproduzirá as falas famosas de seus personagens de Anime. Além disso, responderá as perguntas dos participantes. No final haverá uma surpresa para os participantes.
Data: 14 de julho de 2013 (domingo)
Horário: 14:00 – 15:30
Local: Auditório do MON – Museu Oscar Niemeyer
R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico Curitiba – Paraná
Entrada Gratuita
** Vagas limitadas. Para participar do evento, necessita-se de inscrição!
Inscrições pelo e-mail: cultura@c1.mofa.go.jp

4. WORKSHOP DE MANGÁ
Aula de mangá (desenho japonês) pelo professor Guilherme Match.
Os iniciantes também são bem vindos!
Data: 21 de julho de 2013 (domingo)
Horário: 13:00-15:00
Local: Sala “Roseli Giglio” – Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430 Portão – Curitiba – Paraná
Idade: acima de 12 anos
Participação Gratuita ** Vagas limitadas
Inscrições pelo e-mail: cultura@c1.mofa.go.jp

5. PAINEL DE DEBATES “Mangás e Animes: do Japão para o Mundo”
Quatro estudiosos na área de Mangá/Anime, cultura pop japonesa e cultura em geral falarão sobre mangás e animes do Japão e a sua influência no Brasil e no mundo.
Interlocutor: Marden Machado
Painelistas: Jéssica Paes, Simonia Fukue e Mitie Taketani
Data: 21 de julho de 2013 (domingo)
Horário: 15:30-17:00
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430 Portão – Curitiba – Paraná
Entrada Gratuita ** Vagas limitadas
Inscrições pelo e-mail: cultura@c1.mofa.go.jp

MAIORES INFORMAÇÕES
Consulado Geral do Japão em Curitiba, Setor Cultural
Tel: (41) 3322-4919
E-mail: cultura@c1.mofa.go.jp
Site: http://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.