Como impedir o Obama de ler suas mensagens

Você deve ter acompanhado o escândalo recente (escândalo para nós, para o governo dos Estados Unidos não) do espião que revelou aquilo que todos já sabiam: o governo dos EUA monitora, sim, as comunicações na internet.

Se você não leu ou não está sabendo, publicamos um post aqui no Nerdices sobre isso. Clique aqui e abrirá em uma outra janela.

Continuando. Isso deveria causar um constrangimento internacional, mas não vi, até agora, nenhum país demonstrar indignação com isso.

Enquanto não se cria uma legislação que impeça esse tipo de monitoramento, saiba que há como impedir ou dificultar muito que a sua, que a nossa comunicação seja interceptada por outros.

Hoje vou mostrar pra você como criar uma sala de chat com criptografia de 32 bits. Pra começar, uma explicação wikipédica sobre o que é criptografia:

Criptografia (Do Grego kryptós, “escondido”, e gráphein, “escrita”) é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da “chave secreta”), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.

Para ter sua sala criptografada e poder conversar em paz com seus amigos, você precisará apenas instalar uma extensão no Chrome ou no Firefox. Vamos ao passo-a-passo!

1. acesse www.crypto.cat

2. o site vai reconhecer o seu navegador e vai abrir na página para você baixar a extensão apropriada para ele.

3. instale a extensão. Se necessário, feche e abra novamente o navegador para que ela esteja funcionando.

4. clique no ícone da extensão para abrir o chat criptografado.

5. dê um nome à sua sala e escolha seu nick/apelido.

6. será criada uma chave que será utilizada para criptografar/descriptografar a conversa entre você e os demais participantes.

7. pronto! Está criada sua sala criptografada! Agora, basta informar às pessoas que participarão da conversa o nome da sala e vocês poderão conversar em segurança e sem ninguém bisbilhotar! Lembrando que todas as pessoas que participarão precisam instalar a extensão do Crypto.cat em seus navegadores.

Dica do amigo Fabrício Leal de Souza

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.