Monstros que amamos: Cthulhu

Cthulhu é uma entidade cósmica fictícia criada pelo escritor de terror H. P. Lovecraft em 1926. A primeira aparição da entidade foi no conto “The Call of Cthulhu”, publicado na revista Weird Tales em 1928.

Cthulhu é um dos Grandes Antigos principais dos Mitos de Lovecraft. É frequentemente citado pelas descrições exaltadas de sua aparência repugnante, seu tamanho gigantesco e o terror abjeto que evoca. A entidade é usada também em círculos de ficção científica e fantasia como sinônimo de horror ou mal extremo.

Após sua primeira aparição em “The Call of Cthulhu”, a entidade tornou a figurar brevemente em outras histórias de Lovecraft.

Os Mitos de Cthulhu (do inglês, Cthulhu Mythos) é o termo usado pelo escritor August Derleth como referência ao panteão de monstros e seres fantásticos que habitam os contos de ficção científica e horror de Howard Phillips Lovecraft.

Subsequentemente, o termo também é usado pelas gerações de escritores influenciados por sua vida e obra.

Cthulhu teve sua primeira referenciação no conto “O Chamado de Cthulhu” (do inglês The Call of Cthulhu), na forma de uma estatueta de argila, representando um híbrido de octópode, ser humano, e dragão (de acordo com descrições do próprio autor). Ele está ligado ao mito dos Grandes Antigos (do inglês Great Old Ones), que surgem constantemente ao longo de toda sua obra, como em Nas Montanhas da Loucura (At the Mountains of Madness), A Sombra Fora do Tempo (Shadow Out of Time), Um Sussurro nas Trevas (Whisperer in Darkness), entre outros.

[easingsliderlite]

Segundo os Mitos, a Terra teria sido habitada, há bilhões de anos, por criaturas que aqui teriam chegado antes que nosso planeta fosse capaz de gerar ou sustentar vida por si próprio. Eles, e não Deus, teriam criado a vida: o próprio Homem seria uma criação deles, gerada unicamente por escárnio e servitude.

Em contos posteriores, fica implícito que os Grandes Antigos seriam criadores do próprio universo, e de todos os seres nele presentes. Isso foi suficiente para que Lovecraft fosse considerado pelas igrejas fundamentalistas do mundo inteiro, que acreditam na versão da criação bíblica, como blasfémio. Os Grandes Antigos teriam Cthulhu como um de seus líderes (de acordo com os contos, seria o Alto Sacerdote, responsável pelo ressurgimento de todos os outros quando as estrelas estivessem alinhadas devidamente), embora existam outros monstros na “Literatura Lovecraftiana” ainda mais estranhos e cruéis, como o Demônio-Sultão Azathoth.

Os Mitos são uma metáfora para a insignificância humana diante da magnitude do Universo: mais do que malevolentes, os monstros dos Mitos são, na verdade, friamente indiferentes à existência e sofrimento humanos, encarnando as verdadeiras forças da Natureza.

Curiosidades

  • A série animada americana South Park usou a figura de Cthulhu em sua 14ª temporada, aparecendo na terra como resultado de um rasgão em outra dimensão.
  • A banda de Heavy Metal Metallica fez três música abordando o tema, sendo elas The Call of Ktulu, The Thing That Should Not Be e All Nightmare Long.
  • A banda de Black Metal, Cradle of Filth fez também uma musica abordando o tema de Cthulhu uma canção de nome “Cthulhu Dawn”
  • O jogo Heroes of Newerth (HoN) tem um personagem jogável que se chama Cthulhuphant. Além dele ser maligno ele apresenta características físicas que lembram ao Cthulhu.
  • O DJ e produtor de música eletrônica deadmau, no álbum 4×4=12, lançou a música Cthulhu Sleeps
  • O anime Haiyore! Nyakuro-san usa Nyarlathotep e diversos outros deuses em seus personagens.
  • O jogo Terraria, um dos monstros que você tem que lutar se chama eye of Cthulhu.
  • A banda de Heavy Metal Mercyful Fate de Copenhague, Dinamarca, em seu Album Into the Unknown de 1996 gravou uma faixa intitulada Kutulu (The Mad Arab Part Two).
  • O livro de RPG da editora brasileira RedBox, Old Dragon, apresenta Cthulhu como uma criatura, compatível com D&D, na primeira edição de novembro de 2010. Os autores são Antonio Sá e Fabiano Neme,
  • No jogo de RPG eletrônico Chrono Trigger o antagonista Lavos tem inspiração na historia de Cthulhu. No jogo Lavos cai na forma de um meteoro no planeta onde fica hibernando em suas profundezas e de onde influencia diretamente toda a tecnologia e forma de vida no planeta, evoluindo todas as formas de vida do planeta, que se assemelha aos contos de Cthulhu.
  • No jogo Scriblenauts é possivel criar um Cthulhu com o caderno de Maxwell o personagem principal.
  • No jogo Castlevania Cthulhu é um dos monstros presentes no castelo do drácula
  • Opine

    comentários

    Leia também

    Posted by Wladimir

    Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

    Website: http://www.nerdices.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.