Que tal enviar mensagens secretas no Facebook?

Como enviar mensagens em texto é muito mainstream, um estudante de Ciência da Computação da Universidade de Oxford criou uma extensão para o Chrome que permite “esconder” mensagens em imagens para dividir segredos com os seus amigos. Ela se chama Secretbook e é um projeto de pesquisa dele.

A técnica utilizada não é nova: se chama esteganografia e, ao contrário da criptografia, que apenas esconde o significado da mensagem, ela esconde a existência de uma mensagem numa foto. Como essa extensão não faz alteração nos pixels, dá para comparar com a escrita com tinta invisível que todo mundo fez na escola.

Para utilizar o Secretbook, é necessário que tanto o emissor quanto o receptor o tenham instalado. As mensagens podem ter, normalmente, cerca de 136 caracteres (quase um tweet) e, ao escrevê-las, é obrigatório utilizar uma senha que o seu amigo também precisa saber para ler.

No site para baixar a extensão, é sugerido seu uso para “prevenir que suas mensagens sejam lidas pelo Facebook, governo ou amigos curiosos”. Ao clicar para fazer a instalação, ele pede para acessar todos os seus dados em websites, guias e atividade de navegação, o que dá a má impressão de não ser tão sigiloso quanto promete.

Mesmo assim, mais de 7 mil pessoas já baixaram o Secretbook, segundo seu criador – o que não é praticamente nada, se considerarmos que o Facebook tem 1 bilhão de usuários. Mas, para quem quiser relembrar os bilhetinhos do colégio escondidos da professora, fica a dica!

Quer baixar? Clique aqui.

Giovana Penatti, com informações do Mashable

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.