Dicas para montar um home office

Uma das vantagens trazidas pela revolução digital é a possibilidade de desenvolver diversos tipos de atividades profissionais diretamente de sua casa. Com certeza muitos nerds trabalham em casa ou pensam em iniciar um empreendimento baseado no seu lar.

Seguem então algumas dicas para iniciar pelo básico: preparar o seu espaço, o seu home office!

Por onde começar

O primeiro passo para quem vai criar um home office é definir que tipo de atividades vão ser desenvolvidas nesse espaço e também em que horário isso se dará. Com base nisso você poderá determinar qual espaço da casa é mais adequado para montar o seu tão sonhado escritório em casa.

Uma vez escolhido o local, é hora de pensar no mobiliário. Para começar, uma mesa, cadeira confortável e ergonomicamente correta, prateleiras e gavetas para organização de material de trabalho são essenciais. Não se esqueça da decoração, afinal de contas, você vai passar boa parte do seu dia nesse ambiente e por isso ele além de prático e funcional, deve ser também visualmente agradável. Você deve se sentir bem e confortável nele!

Equipamentos

Não precisa disso tudo
O equipamento que você vai precisar está relacionado ao tipo de atividade que você pretende realizar. Se você vai trabalhar como webdesigner, editoração, diagramação, edição de vídeos e áudios, é bom ter um bom computador, com bom processador, memória e espaço em HD.

Já se você utilizará apenas os programas do pacote office, como Open Office, Libre Office ou Microsoft Office, praticamente qualquer computador servirá. Também para navegação na internet qualquer um dará conta, desde que você tenha uma boa conexão – aliás, isso sim é muito recomendável pra quem pretende trabalhar em casa.

Também é bom que você tenha uma multifuncional (scanner e impressora), algo que não custa muito caro e resolve várias necessidades que você terá.

Suprimentos e rotina de seu escritório

A maior dificuldade para quem trabalha em casa é manter a concentração, por isso é necessário eliminar qualquer ponto de distração. Por incrível que pareça, a falta de suprimentos de escritório ou informática é um dos maiores fatores de quebra de ritmo para quem trabalha em casa. Por isso, ao montar o seu home office, faça uma lista do material que irá precisar e vá às compras. Não se preocupe com as batatas fritas ou barrinhas de cereais, essa a gente pode comprar no supermercado.

Trabalhar em casa exige muita rotina e por isso, antes de partir para a fase de montar o seu home office, planeja as alterações que irão ocorrer em sua vida pessoal. É bom que você saiba que trabalhar em casa requer método e muita disciplina. Desde o início você deverá aprender a separar o home do office. Determine horários, posicionamentos e rotinas de trabalho a serem cumpridas. Deixe claro para sua família que aquele é um local de trabalho e não apenas o “cantinho” do “mano”, do papai ou da mamãe.

Se você pensa em montar um home office essas dicas já são um bom ponto de partida. Neste site encontrei estas dicas que reproduzi aqui e outras bem interessantes!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.