Anonymous anuncia para hoje operação de vazamento de dados do governo dos EUA

Os ativistas do Anonymous ameaçam algo que tem tudo para ser sua maior investida já feita: um vazamento massivo de segredos do governo americano, ao estilo do WikiLeaks. À meia-noite de hoje (26/01), o coletivo invadiu o site do departamento de Justiça do país, o USSC.gov, onde declarou guerra.

Citando o recente suicídio de Aaron Swartz, jovem criador do protocolo RSS e ativista do livre acesso à informação, os Anonymous explicam: “Com a morte de Aaron, não podemos esperar mais. O tempo chegou para mostrar ao departamento de Justiça dos Estados Unidos e seus afiliados o real significado de infiltração.”

Swartz enfrentava um processo judicial que poderia culminar em uma sentença de mais de 30 anos de prisão e ao pagamento de uma multa de US$4 milhões por invadir o site do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e obter uma grande quantidade de documentos, com a intenção de distribuí-los livremente.

Os ativistas querem “responder” ao tratamento dado a Swartz e afirmam ter obtido material o suficiente “para múltiplas ogivas” que serão “plantadas” em diversos sites comprometidos. Para começar a operação, batizada de “Last Resort” (algo como “Último Recurso” , em tradução livre), eles liberaram alguns arquivos para download no site da USSC, que atualmente está fora do ar.

“Os conteúdos são variados e não vamos arruinar as especulações revelando-os. É suficiente dizer que todo mundo tem segredos e algumas coisas não devem ser públicas. Em intervalos regulares a partir de hoje, iremos selecionar meios de comunicação e fornecer a eles conteúdos parciais do arquivo” , explica o coletivo, que também divulgou um vídeo sobre a ação.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.