O que foi a Campus Party Recife

Nos últimos dias não consegui atualizar o site como gostaria. O principal motivo foi estar participando diretamente do processo que culminou com a fundação do Partido Pirata do Brasil, em convenção realizada nos dias 27 e 28 de julho, em Recife.

Não por acaso, a convenção aconteceu na mesma cidade onde acontecia a Campus Party. Não por acaso, a atração principal da Campus foi Rick Falkvinge, fundador do primeiro Partido Pirata do mundo, na Suécia.

Bom, mas quero falar um pouco sobre a Campus Party de Recife. Cheguei no Chevrolet Hall, local onde estava "armada" a Campus, por volta das 18 horas do dia 26. A abertura ocorreria um pouco mais tarde. A primeira coisa que me chamou a atenção foi não ver uma grande fila (quem já foi na Campus de SP sabe bem do que estou falando).

Os campuseiros e campuseiras chegavam e rapidamente já entravam, procurando um lugar para "montar acampamento" – conectar seu computador ou laptop e aproveitar a conexão de 5 GB.

O ambiente da Campus Recife se tornou muito aconchegante, pois não era um local gigantesco, enorme como os centros de convenções em que se realiza a Campus SP. Os locais das palestras e debates ficavam próximos das bancadas, e as bancadas também ficavam bem próximas entre si. Não sei se não afetou um pouco para ouvir as palestras, pois não fiquei na Campus o tempo todo.

Na abertura da Campus, todas as autoridades de Pernambuco e de Recife: governador, vice-governador, prefeito, secretários de Estado e de município, representantes da Telefônica, Sebrae, do Instituto Campus Party, enfim, todos que ajudaram economicamente a realizar o evento, que pela primeira vez aconteceu, no Brasil, fora da cidade de São Paulo.

Para realizar no Chevrolet Hall e no Centro de Convenções de Pernambuco (onde ficou a parte de exposição aberta ao público e onde os campuseiros e campuseiras acampados dormiam), foi extendida uma rede de fibra ótica até o local. Segundo foi informado pela organização, esta fibra ótica ficará lá e será utilizada por órgãos públicos, inclusive um hospital próximo.

Desde o primeiro dia, já circulavam pelas áreas algumas das figuras mais conhecidas da internet brasileira, como a dupla Jovem Nerd e Azaghal, do nerdcast e do site www.jovemnerd.com.br – na foto abaixo, podemos ver o Jovem Nerd se divertindo em um jogo que usava cinco monitores! Muitos heads shots (eu vi)!!

No segundo dia da Campus, à noite, a atração mais aguardada: Rick Falkvinge. Sua palestra, no palco principal, estava lotada. Os equipamentos para tradução simultânea esgotaram antes dele começar a falar. Rick Falkvinge contou sua experiência como ativista pela liberdade na internet, o surgimento do Partido Pirata na Suécia, falou sobre sonhos, sobre nossa capacidade para mudar as coisas, transformar o mundo, enfim, uma intervenção muito inspiradora, que terminou sendo muito aplaudida.

Durante sua fala os ativistas do Partido Pirata do Brasil chegaram à Campus, estenderam a bandeira do partido sobre o palco e acompanharam a palestra. Ao final, foram chamados a subir (eu entre eles, claro) e falaram sobre a convenção de fundação, que ocorreria no dia seguinte.

No terceiro dia não pude ir à campus, pois foi o dia mais movimentado na convenção pirata, com a realização da plenária final, aprovação do programa do partido e dos seu estatuto. Rick esteve dando apoio aos piratas brasileiros e compartilhando sua experiência. Ah, e suando muito com o calor brasileiro hehehe

No último dia da Campus Party Recife voltei ao Chevrolet Hall, acompanhado pelo amigo e pirata Luiz Cruz, pra poder sentir um pouquinho mais o gostinho da Campus. 

É verdade que a Campus de São Paulo é muito maior, com mais dias, mais palestras, mais campuseiros. Mas a Campus de Recife foi muito quente, muito marcante, muito animadora, muito empolgante. 

Ao final, Mario Teza (coordenador da Campus Brasil) e Bruno (presidente do Instituto Campus Party) estavam visivelmente emocionados – principalmente o Mario. Recife realizou uma belíssima Campus! Parabéns à organização, aos patrocinadores, aos governos mas, principalmente, parabéns aos campuseiros e campuseiras, que vieram de 23 estados, que transformaram este grande evento em um grande fórum de compartilhamento, de discussões e debates, criando mais um belo momento da internet brasileira.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.