Campus Party Recife divulga sua programação. Pirata Rick Falkvinge é destaque

 

A Campus Party Recife anunciou a programação oficial de sua primeira edição pernambucana. Segundo a organização, serão 200 horas de conteúdo, entre palestras, oficinas, concursos e ações especiais. Os pilares serão empreendedorismo, inclusão digital, inovação e sustentabilidade. Rick Falkvinge, fundador do Partido Pirata, o bioartista Eduardo Kac e o blogueiro Cid, do Não Salvo, estarão presentes. O evento acontece entre 26 e 30 de julho.
 
Serão quatro os palcos temáticos: Galileu, Michelangelo, Pitágoras e Stadium, além do Palco Principal. A programação traz ainda as ações especiais: Campus Fórum, o Green Tech, o Wayra Contest, o Barcamp, ações de Empreendedorismo e a Campus MeetUp, que será inaugurada no Recife.
 
“Ampliamos o leque de temas em relação à edição da Campus Party Brasil realizada neste ano em São Paulo, com maior destaque para a inclusão e a sustentabilidade”, disse Carolina De Marchi, gerente de conteúdo da Futura Networks, que organiza o evento. A programação foi organizado com ajuda dos campuseiros através da internet.
Veja a programação divulgada pela Campus Party. Segundo a organização, novos nomes ainda podem aparecer até a data do evento.
 
Palco Principal
 
Cinco palestrantes já foram confirmados: Mike Comberiate, engenheiro da NASA, Bel Pesce, a brasileira prodígio do Vale do Silício e com anos de experiência no MIT e hoje à frente da startup Lemon; o chileno Julián Ugarte, fundador do Centro de Inovação da ONG latino-americana “Teto”, Rick Falkvinge, fundador do Partido Pirata e Eduardo Kac, que faz artwork ecológica de plantas e animais fluorescentes verdes, criados através de engenharia genética.
 
Cenário Galileu
 
Os temas centrais do Cenário Galileu são robótica, modding, hardware, astronomia, nanotecnologia, biohacking, biotecnologia e hack. Edson Barrus apresenta palestra polêmica sobre biohacking, trazendo o case do Projeto Cão Mulato, que nasceu com a intenção de criar uma nova raça de cachorro. Este cenário também vai abrigar as famosas oficinas de robótica, que sempre são sucesso de público, além de uma mesa sobre a estética da gambiarra e o hacking, o caso pernambucano da luva que faz leitura de LIBRAS, a palestra sobre resfriamento de casemods e até o lançamento de minifoguetes.
 
Cenário Michelangelo
 
Música, vídeo, design, fotografia, mídias sociais e blog são os temas que pautam as atividades do Cenário Michelangelo. A brasileira responsável pela internacionalização do Tumblr, Gina Gotthlif, é um dos destaques do Michelangelo, que terá também o Jovem Nerd entrevistando a palestrante Bel Pesce em um NerdCast ao vivo. O palco mais criativo da Campus ainda irá apresentar uma mesa com webcelebridades como o paulista Cid (@nao_salvo) e o pernambucano Marcel Dias (@bqeg), a clássica oficina de SEO, uma inusitada discussão abordando a presença das religiões afro na internet e também um painel para descobrir o que o design centrado no usuário tem a ver com zumbis e naves espaciais.
 
Cenário Pitágoras
 
No Cenário Pitágoras, assuntos como desenvolvimento, software livre, segurança, redes e sistemas operacionais darão o norte às atividades. O chefe de ciências do C.E.S.A.R, Silvio Meira, é um dos destaques, apresentado pelo diretor do Centro de Inovação da Telefônica|Vivo, Pablo Larrieux. Haverá, ainda, atividades e maratonas de desenvolvimento envolvendo HTML5, com destaque para a palestra de Open Web Device ?" grande novidade que tem tudo para despertar muito interesse dos geeks de plantão. A oficina e desafio forense também promete repetir o sucesso de público da última edição da CPBR. A comunidade Software Livre, poderá, entre outras atividades, interagir ao vivo com o pessoal do Fórum Internacional de Software Livre (FISL) em uma conferência online. O Install Fest consistirá em um auxílio de equipe especializada na instalação de softwares livres para os campuseiros que quiserem se familiarizar com sistemas operacionais e aplicativos deste tipo.
 
Cenário Stadium
 
No Cenário Stadium, voltado para o entretenimento digital, os temas centrais são jogos e simulação. É nele que vai ocorrer a Game Jam, maratona de desenvolvimento de jogos realizada em parceria com a IGDA – Recife. Os campuseiros também aprenderão a criar jogos para Windows 8, transformar sua pequena equipe em uma empresa de jogos e desenvolver games para dispositivos móveis. Entre os painéis de discussão, estão inclusos temas atuais como o êxodo virtual, a convergência entre cinema, games e a web e até mesmo uma análise da trilha sonora do Super Mario Bros.
 
Ações Especiais
 
Entre as ações especiais, a novidade fica por conta da Campus MeetUp, que promoverá o encontro entre startups do Nordeste, empresas e investidores, reafirmando o papel da Campus Party como fomentadora de empreendedorismo. Com curadoria do Sebrae, os painéis de Empreendedorismo no cenário principal reúnem tendências do mercado, como as mesas “Primeiro Round: formas inovadoras de investimento inicial para startups” e “Empreendedorismo e economia criativa”.
 
O pilar do empreendedorismo também estará em evidência através da reedição do Wayra Contest, iniciativa da Telefônica I Vivo cujo objetivo é avaliar e premiar ideias de negócios criadas por jovens talentos. A Campus Fórum discute questões de regulação, desafios e avanços da internet brasileira. O debate de Inclusão Digital terá cases locais levados pelo Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife, enquanto a discussão sobre dados abertos dará ênfase à transparência na gestão pública. A Fundação Telefônica I Vivo assina uma trilha de conteúdos no mesmo palco, que tem como foco o uso da tecnologia para o desenvolvimento social.
 
A sustentabilidade marca presença através do GreenTech, com atividades não apenas no palco principal, mas também nos demais cenários da Campus Party Recife. Serão abordados temas que vão desde soluções de energia alternativa até cases inspirados na Rio+20, como social games que estão conscientizando pessoas a agirem de maneira mais sustentável e apps que ajudam na economia e conservação de recursos naturais.
 
Zona Expo
 
A Zona Expo, área gratuita e aberta ao público em geral, oferece as tendências e novidades apresentadas por grandes marcas do mundo no ramo da tecnologia. É na Zona Expo que será realizada a ação de Inclusão Digital, com a expectativa de aproximar 3 mil pessoas do universo da tecnologia.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.