Quem tem medo do “dress code” do Partido Pirata alemão?

 

A irreverência do Partido Pirata alemão não está apenas nos seus objectivos políticos. A forma como se apresentam no parlamento e noutras reuniões — dos cabelos coloridos aos calções vendidos no eBay — tem sido criticada por colegas.

 

Se Amelia Andersdotter é conhecida por ser a mais jovem eurodeputada, os seus colegas alemães do partido pirata estão a ser falados pela forma como se vestem. Seja pelo cabelo às cores, pelas bermudas e camisolas com frases provocadoras ou mesmo pelos lenços a cobrir a cabeça, a verdade é que a sua inconformidade parece ir além dos seus ideiais políticos.

 

Ultimamente, segundo o Spiegel, as roupas dos 'Piratas' têm sido o centro das atenções no parlamento. Uma situação que tem permitido que os seus adversários, bem como a imprensa alemã, questionem o seu profissionalismo.

 

Ainda com base no mesmo jornal, Corinna Godecke, presidente do parlamento estadual da Renânia do Norte-Vestefália, escreveu recentemente uma carta a criticar a forma de vestir "relaxada" com que os membros do Partido Pirata se apresentaram nas duas sessões [da assembleia]. As críticas continuam: mesmo em termos de "liberdade individual", a social-democrata espera "o mínimo de respeito".

 

Ainda na mesma carta, Corinna Godecke acha que os homens deveriam usar um casaco desportivo, enquanto as mulheres deveriam cobrir os ombros. Os chapéus e os lenços a tapar a cabeça também são reprovados pela alemã.

 

Calções no eBay

 

As críticas acentuaram-se após uma situação curiosa que envolveu Fabio Reinhardt, membro do Partido Pirata, e os seus calções. Com alguma provocação à mistura, Fabio Reinhardt decidiu leiloar os seus calções, no eBay, como forma de contestar as críticas ao seu vestuário.

 

O membro do Partido Pirata justifica: "Os calções não são bem recebidos no parlamento, portanto estão a ser direccionados para um caminho mais apropriado". O valor alcançado neste leilão será entregue aos refugiados iranianos que se encontram na cidade alemã Wurzburg — da última vez que espreitámos os calções já valiam mais de 500 euros.

 

No entanto, os membros do Partido Pirata não são os únicos "outsiders" do parlamento. Noutros tempos, o partido Verde fora também criticado em relação ao vestuário que os seus membros usavam. Joschka Fischer, que mais tarde viria a ser ministro dos negócios estrangeiros alemão, chocou os germânicos quando apareceu de ténis na cerimónia de tomada de posse como ministro do Ambiente do estado de Hesse, em 1985. Também o membro dos Verdes viria a colocar esses ténis em exposição no museu Offenbach.

 

Mas então qual seria a roupa apropriada para os membros do Partido Pirata utilizarem? Tom Schreiber, deputado do SPD, responde: "As calças de ganga são aceitáveis, mas por favor usem calças longas para que nada fique à espreita".

 

 

 

 

fonte: P3

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.