Mais um site de torrent é caçado

O fundador do Kino.to, site de torrent semelhante ao MegaUpload, foi acusado e preso por pirataria na Alemanha. Com o objetivo de diminuir sua pena, nesta quarta-feira (06/06), Dirk Bogarde confessou estar ciente da violação e direitos autorais e, agora, aguarda a sentença que será publicada na próxima quinta-feira (14/06).

Segundo informações da agência EFE, durante a audiência no Tribunal de Leipzig, o advogado que representava Bogarde lamentou as infrações e disse que seu cliente havia “sucumbido à tentação” após descobrir a oportunidade de fazer dinheiro em sites daquele tipo. Depois, disse que o dono do Kino.to havia compreendido que “a liberdade na internet tem limites”.

O Kino.to existia desde 2008 e contava com certa de quatro milhões de acessos diários. De acordo com as autoridades, havia cerca de 135 mil filmes, séries e documentários ilegalmente disponibilizados no site para download. Dirk Bogarde já recebeu cerca de 6 milhões de euros com publicidades exibidas em sua página.

O Kino.to está ao lado de sites como PeliculasYonkis, SeriesYonkis, Taringa, entre outros que se tornaram alvo de operação policial em janeiro, juntamente com o MegaUpload, que levou à prisão de Kim Dotcom, seu fundador.

O tribunal considerou a confissão lida pelo advogado como “motivada por arrependimento”. Bogarde abriu mão de sua fortuna e foi obrigado a ceder aparelhos móveis e laptops para investigação. O acusado ainda pode cumprir sua pena em regime aberto, que pode chegar a quatro anos e dez meses.

Nota da redação: está evidente que não foi bem "de livre e espontânea vontade" que o acusado fez a confissão e declarou seu arrependimento. É mais um ataque ao compartilhamento, mais um reforço às ideias de criar legislações que restrinjam e criminalizem essa prática social, colocada pela revolução digital, de troca de arquivos. É preciso reagir a estes ataques!

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. Paz e Bem, Comunidade.

    Toda informação disponível sobre “Liberdade no uso das Tecnologias Digitais”

    para compartilhamento de ‘arquivos’ e Direito Autoral e eu ainda ‘vacilo’ entre

    argumentos pró e contra “sites de torrents”.

    Vamos conversar ?!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.