Tizen agora é compatível com app’s Android

Se fosse especular sobre o que poderia ter sido da Nokia caso a empresa optasse por uma estratégia mista, com o Symbian, Meego e o Android, em vez da parceria em torno do Windows Phone, um bom palpite seria que ela estaria ocupando uma posição similar à da Samsung, que vem mantendo uma estratégia similar, com o Bada nos aparelhos low-end e o Android nos aparelhos mid-range e high-end, com uma ocasional escapadinha com o Windows Phone.

Além de ter roubado o posto de maior fabricante de celulares, que foi por muitos anos ocupado pela Nokia, a Samsung acabou por absorver o Tizen, que nada mais é do que o bom e velho Meego, agora em versão open-source, que anda evoluindo a passos largos e já começa a despontar como um potencial concorrente para o Android nos próximos anos.

Um componente central da estratégia para o sistema é a compatibilidade com os aplicativos do Android, que foi recentemente demonstrada em vídeo:

Os aplicativos do Android rodam no Tizen dentro de uma ACL (Application Compatibility Layer), ou seja, uma camada de bibliotecas que oferece compatibilidade com as chamadas do Android, similar ao sistema implementado pela RIM no Playbook. Segundo a OpenMobile, a empresa desenvolvedora da camada de compatibilidade, o Tizen oferecerá "100% de compatibilidade e a mesma responsividade disponível em um aparelho com o Android nativo". Para mim isso sugere que a empresa está pegando o caminho mais curto, tomando emprestadas as bibliotecas open-source do Android e rodando-as sobre o Tizen, em vez de tentar reproduzir as chamadas do sistema, como no Wine.

Se isso se confirmar, o resultado pode ser muito bom, já que teremos essencialmente a combinação do Tizen e suas ferramentas com os aplicativos do Android, uma combinação potencialmente muito forte, considerando a origem robusta do Tizen. Pode ser que cheguem a um "Android melhor que o Android", com um sistema mais robusto e com mais opções de configuração, mas que mantenha compatibilidade com as centenas de milhares de aplicativos do Android, tudo isso nas mãos de uma empresa ambiciosa, que vai saber fazer barulho com ele. É uma novela que vale à pena acompanhar.

Fonte: Hardware.com.br

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.