Conheça um pouco sobre a “deep web”, a internet invisível

Há na Internet um mundo paralelo onde mora toda a informação inacessível aos motores de pesquisa comuns: a temida Deep Web. Aquilo que existe à superfície equivale, segundo especialistas, a cerca de 4% do todo que a "web" tem para oferecer

 

 

A "deep web", ou "invisible net", representa aquilo que se esconde por detrás dos milhões de dados que a "Internet visível" nos apresenta diariamente, através de motores de pesquisa como o Google ou Yahoo, por exemplo. Na realidade, aquilo que existe à superfície equivale, segundo especialistas, a cerca de 4% do todo que a "web" tem para oferecer.

 

"A 'deep web' é muito maior que a 'web' encontrada à superfície. Estima-se que seja umas centenas de vezes maior", diz Sérgio Nunes, investigador na área de sistemas de informação.

 

Para quem já ouviu falar do assunto, talvez exista a ideia de um mundo paralelo. Mas a verdade é que a "deep web" é apenas uma designação para "tudo o que está inacessível aos motores de pesquisa comuns", completa Sérgio Nunes. Motores de busca como o Google não conseguem aceder a determinados sites "escondidos", que apenas podem ser encontrados se conhecermos o endereço exacto, através da devida autorização.

 

 

 

 

Deep web ou dark web?

A "deep web" não deve ser confundida, contudo, com o que se designa por "dark web". Esta inclui uma série de sites mais perigosos do que tudo o que encontramos diariamente na Internet. Traficar droga, contratar assassinos, assistir a lutas até à morte, trocar opiniões com pedófilos, aqui tudo é possível. No entanto, os dois conceitos são bastante distintos.

 

"A 'dark web' reside algures na 'deep web', mas os dois termos não devem ser confundidos", defende Eduarda Mendes Rodrigues, do departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da UP (FEUP).

 

Na realidade, qualquer pessoa pode utilizar a "deep web" diariamente. "Nós utilizamos a 'deep web' quando acedemos, por exemplo, ao Sigarra [página da Universidade do Porto] e fazemos uma pesquisa de alunos. Encontramos os alunos que estão na base de dados, mas através de uma busca no Google não chegamos lá", assegura Sérgio Nunes.

 

O que está disponível?

Alguns motores de busca como o Infomine já utilizam uma pesquisa específica para determinados assuntos, ao que podemos chamar de sistema de pesquisa vertical.

 

"São motores de busca especializados num determinado tipo de conteúdos", explica Eduarda Rodrigues. O Google pode ser considerado, neste contexto, um sistema horizontal.

 

Muitas universidades de renome e instituições de pesquisa científica partilham as suas informações em sites próprios na "deep web". Existe também uma "comunidade de investigadores e entusiastas que precisam de fazer uma partilha segura de informação fora da 'web' normal", atesta Eduarda Rodrigues.

 

Algumas instituições disponibilizam enciclopédias sobre os mais variados assuntos, com informação cerca de mil vezes mais aprofundada do que a disponível na Internet que utilizamos diariamente.

 

Uma revolução na Internet?

O aperfeiçoamento dos sistemas de pesquisa verticais já permite ir buscar determinadas informações que de outra forma permaneceriam perdidas na "deep web". Mas existe ainda um longo caminho a percorrer na descoberta do que está para além da Internet visível.

 

Eduarda Rodrigues afirma que para muita gente "o Google já não é suficiente". O aumento da procura de informação específica pode significar um maior investimento nesta área, embora ainda esteja longe um concorrente do Google.

 

Como defende Sérgio Nunes, dificilmente estes sistemas poderão vir a concorrer com o Google enquanto "motor de referência". O docente da FEUP certifica que "existem já motores que são muito mais utilizados em determinados contextos de pesquisa específica, mas para a população em geral o Google é a melhor opção e mais que suficiente".

 

 

11 sites de busca na "deep web"

 

Uma das maiores dificuldades para os iniciantes na Deep Web (também conhecida como Deepnet, Darknet, Undernet, Invisible Web, Hidden web ou web invisível), , é encontrar os sites que lá estão.

Antes de mais nada é preciso saber que os navegadores comuns, como o Chrome o Firefox, IE e etc, não são capazes de acessar a maioria dos sites da Deep Web, é preciso baixar o navegador TOR ( https://www.torproject.org ), isso porque os sites são criptografados e somente o TOR é capaz de quebrar a criptografia, além de manter o usuário no anonimato ( nem tanto).

Dito isso, e ciente dos riscos que está correndo ao navegar na WEB PROFUNDA, você está preparado para começar a navegar na Deep web, desde é claro que saiba como procurar as coisas por lá.

Eis alguns mecanismos de buscas utilizados para encontrar sites na Deep Web. Não se esqueça. o TOR é pesado e demora para acessar os sites, afinal, eles estão criptografados.

Hidden Wiki – O mais famoso buscador da Deep Web. Na verdade ele apenas indica links de acordo com os assuntos, e é nele que se encontra as porcarias mais sórdidas e podres da Depp Web. Mas Também tem muito site cultural por lá. Recentemente sofreram um ataque dos Anonymous por causa do compartilhamento de links de sites de pedofilia. Para acessar a Hidden Wiki, basta digitar no seu TOR o endereço http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page e fazer suas buscas.

Agora vamos aos Sites de buscas mais decentes e importantes:

InfoMine :

Esse buscador foi construído por um grupo de bibliotecas Norte Americanas entre elas University of California, Wake Forest University, California State University, and the University of Detroit. Dentre as muitas coisa que se pode pesquisar no Infomine estão informações  de bancos de dados, periódicos eletrônicos, livros eletrônicos, boletins, listas de discussão, catálogos de bibliotecas on-line , artigos, diretórios de pesquisadores, e muitos outros recursos. o Endereço é http://infomine.ucr.edu/

 

 

The WWW Virtual Library

É o mais antigo catálogo WEB e foi desenvolvido por alunos de Tim Berners-Lee, o próprio criador da WEB. Para usar pode se inserir o termo na caixa de pesquisa ou simplesmente clicar no menu vertical. Endereço: http://vlib.org/

 

Intute :

Embora esteja centrado no Reino Unido, o Intute envolve as Universidades mais feras da Inglaterra, e sua navegação pode ser feita tanto por assunto quanto por palavras chaves para assuntos acadêmicos como Agronomia, medicina , engenharia e etc. Conta com ajuda On-line e tem mais de 60 tutoriais ensinando habilidades efetivas de buscas na Internet.: Endereço http://www.intute.ac.uk/

 

Complete Planet

É um dos melhores buscadores da Deep Web, nele se encontra uma variedade enorme de assuntos que vão de Comida e bebidas, até assuntos militares, ou mesmo de meteorologia para agricultores. Um grande achado. http://aip.completeplanet.com/

Infoplease

Ideal para buscar enciclopédias, almanaques, atlas, e biografias em geral.http://www.infoplease.com/index.html

DeepPeep
Banco de dados de serviços capaz de abrir dinâmicas de resultados não captados pelos moeres comuns, ainda em fase beta é sujeito a falhas http://www.deeppeep.org/
IncyWincy

Esse mecanismo se comporta como os mecanismos de buscas que nós costumamos usar, nele se pode inclusive buscar imagens. http://www.incywincy.com/

DeepWebTech

Na verdade são 5 motores de buscas, cada qual de um tema específicos para medicina, negócios e ciências http://www.deepwebtech.com/

Scirus

Esse motor é voltado totalmente para o mundo científico, permitindo se encontrar jornais, homepages dos cientistas,  material didático, pré-impressão de material de servidor, patentes e intranets institucional.http://www.scirus.com/srsapp/

TechXtra

É um buscador voltado para Matemática, engenharia e computação, com  muitos dados e relatórios técnicos,  http://www.techxtra.ac.uk/index.html

Se na internet comum já é meio difícil encontrar o que se deseja, na Deep Web , certamente a busca é muito mais difícil, mas o segredo é sempre o mesmo, seja onde você for buscar: Palavra-chave relevante.

 

fonte: P3 e estimula.net

 

 

 

 

Quer saber mais? Acompanhe nossa série “Desvendando a deep web”!

Desvendando a Deep Web – parte II

Gostou desta matéria? Então clique em algum anúncio aqui no site e ajude a manter o Nerdices =D

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 9 Comments

    1. Estamos apenas informando. A pessoa faz o uso que achar melhor. Além disso, a deep web não é usada principalmente para essa atividade citada por você.

      1. Ô, se não. Acho que deviam ser informar melho sobre o assundo.

        Also, não há nada na Derp Web que não posse saer econtrada na comum além de Child Porn.

        Essa postagem só facilita o acesso das pessoas a esse tipo de material, legal, né?

    2. Deixe de ser ignorante o site só está informando a existência do deep web, o fato de não estar disponível a usuários comuns não faz com que tudo que há nele seja ilegal, e outra esse serviço também é usado pelo FBI para busca de criminosos. Não descordo o fato de haver pedófilos usando a deep web, mas não acho que o site esteja fazendo apologia a pedofilia.

  1. Anon é um molestador de menores que não quer ver as autoridades invadindo seu “parque de diversões”. Vejam o link do avatar dele: http://brchan.org/b – local onde conhecidos pedófilos se encontram! 100 vezes mais cabeludo que o 4chan!!!

  2. Anon sem duvida não tem conhecimento suficiente, na deep web podemos encontrar sim pornografia infantil, mais doque se possa encontrar na surface, mas existem diversas outras coisas lá, assim como na internet normal, cada um procura o que acha, se ele procurou isso, achou isso, mas existem muitas outras pessoas que usam a deep web para fins academicos de pesquisa, onde se tem uma liberdade de expressão que cada vez mais esta se perdem aqui na surface, embora acredito que realmente seria melhor que as pessoas com menos instrução não usassem a deep, porque pessoas ja pegam virus, veem pornografia, se confundem com os seus resultados de pesquisa na internet avista, na deep web isso seria ainda pior
    (defendo essa mesma teoria para leigos que em linux xD )

  3. Muito bom o post sobre a “deep web”.
    Iniciantes,iniciados ou adiantados devem saber a “deep web” e usá-la com responsabilidade.
    A Internet está ai para o bem e para o mal.Nós somos responsáveis por nossas escolhas.
    Pornografia? Abra o site da UOL e você encontrará muita pornografia desde as “belas do brasileirão” até “Entretenimento >> Sexo ou Sexo Gay.
    Pronto a merda está feita.
    Se quer pesquisar trabalhos científicos ou mais aprofundados sobre qualquer matéria seja Física,Química,Medicina,Programação etc.. é o canal_
    abraço

  4. Acredito que em qualquer lugar exista pessoas bem e mal intencionadas..Seja na superfície (para todos ) escondido (deep web)… vamos, tbm encontrar esses tipos de doentes.. Parabéns pelas informações… e quem for usar para o mal as deep web a Polícia do mundo estará lá…e pronto..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.