Hackers instalam Android 4.0 no Nokia N9

Smartphone é similar ao carro-chefe da fabricante, o Lumia 800, mas tem o abandonado Meego como SO e custa R$ 700 a menos.

O N9 foi seguramente um dos smartphones mais elogiados da Nokia nos últimos anos. No entanto, apesar de seu respeitável hardware e bonito design, as vendas decepcionaram. O motivo? Seu sistema operacional, o Meego.

Quando o dispositivo foi lançado, já era sabido que a fabricante adotaria o Windows Phone 7 em seus melhores produtos. Por mais que tenha dito que não abandonaria a plataforma, estava bastante claro que ela ficaria em terceiro plano, já que em segundo estava o Symbian.

Uma equipe de hackers, porém, resolveu virar o jogo e, para ressuscitar o aparelho, instalou nele a versão mais recente do Android, a Ice Cream Sandwich. Ainda em testes, a artimanha não é recomendada para usuários que não querem aventurar-se, mas mostra como o N9 está longe de ser considerado defasado.

O SO, inclusive, pode conviver pacificamente com o Meego, em dual boot. A diferença é que, quando o celular for reiniciado, será necessário escolher um dos sistemas para carregar. No vídeo publicado no YouTube dá para ver que alguns aplicativos para Android foram instalados, o que sugere que a loja oficial Google Play funciona normalmente.

Lumia 800, carro-chefe da Nokia do momento, é bem parecido com o N9: ambos têm 16GB de armazenamento interno, tela AMOLED e câmera de 8MP. O Lumia é superior ao irmão em processador – 1,4 GHz ante 1 GHz – mas o N9 tem o dobro de memória RAM, câmera frontal e aceita cartão de memória. Ah, e ele sai por menos de mil reais enquanto que o “rival” custa 1700.

fonte: IDG Now!

 

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.