Turbinando um tablet da Coby

Nem só de iPads e Galaxy's Tab vive o mundo dos tablets. Para as pessoas que não são endinheiradas, como é o meu caso, há um amplo e vasto universo de outras opções. Dentre estas possibilidades made in China, uma que me pareceu muito interessante, pela configuração do hardware e sistema operacional, são os tablets da Coby.
 
A Coby é uma empresa chinesa que tem 20 anos de mercado. Não que isso queira dizer muita coisa, mas dá uma confiança um pouco maior do que as fabricantes Xing-Ling de dispositivos Xing-Lings rsrs
 
A linha de tablets da Coby se chama Kyros, e o modelo que tenho é um 8024, tela de 8 polegadas (acho um tamanho muito bom, não parece pequeno como os de 7 polegadas, nem parece um netbook como os de 10 polegadas). O processador dele um Samsung S5PV210 (Cortex A8), velocidade do processador de 1 GHz, 4 GB de memória, expansivel até 32 GB, 512 MB de RAM, tela de 800×600 (mas pode ser aumentada com uns truques), Wi-fi, 3 G com penmodem, microfone, saída HDMI que suporta até 1080 p, USB 2.0 e vem com o Android 2.2 (Froyo), mas pode ser atualizado para o 2.3 (Gingerbread).
 
Bom, vamos aos fatos que originaram este post. Antes de ontem instalei o Angry Birds Space, e larguei o pobrezinho do meu Coby nas mãos do meu filho Camilo, 8 anos, por muitas e muitas horas. Não sei o que ele fez, ou se fez alguma coisa – talvez tenha apenas sido uma coincidência estas nas mãos dele – mas o fato é que após esta passagem pelas mãozinhas dele, o sistema todo ficou instável. Aplicativos travando, reiniciando, nem iniciando, enfim, ficou muito precária a utilização do tablet.
 
 

 
Resolvi então fazer uma atualização geral do sistema. Já era algo que queria fazer desde que adquiri ele (pra poder ter acesso root e atualizar pro Android 2.3), mas estava receoso de transformá-lo em um peso para papel.
 
Como fiquei muito irritado um pouco irritado com a situação em que ficou o Coby, resolvi fazer esta operação. Primeira coisa foi escolher que sistema utilizar. Tentei encontrar uma versão do CyanogemMod para o Coby, mas não encontrei. Encontrei duas outras opções: Nefarium Bread e uma outra ROM baseada no Alldro2.
 
Pelas screenshots que encontrei e relatos lidos, optei pela ROM baseada no Alldro2.
 
A instalação foi fácil, rápida, sem dores nem traumas, e o resultado final foi muito além do que esperava. A resolução da tela ficou muito melhor, podendo ser agora ampliada até 1066×800; a duração da bateria, que já era boa, ficou maravilhosa. Carreguei ele ontem, por volta de 20h, e agora são 10h da manhã e ainda está em 54% (e usei 3 G, instalei apps, fiquei fuçando os novos recursos por horas); o sistema está sensivelmente mais rápido; o visual desta versão é muito superior à de fábrica; os efeitos, transições, transparências, sombras, tudo muito melhor.
 
Os tablets da Coby têm um preço bem abaixo dos iPads e Galaxy's. No Mercado Livre, onde comprei o meu, se encontra facilmente entre 300 e 500 reais. Agora foram lançados também os modelos com Android 4 – Ice Cream Sandwich.
 
Recomendo a você que pensa em adquirir um tablet a optar por um Coby. E se você já tem um Coby, recomendo que faça esta atualização, que é recomendada para os tablets de 7 polegadas, mas eu fiz no meu, de 8 polegadas, e funcionou perfeitamente. Li relatos de usuários de tablets Coby de 10 polegadas que fizeram a atualização e também funcionou. 
 
Os passos pra atualizar:
 
  1. baixe o arquivo da ROM (versão 1.4 do Alldroid2): http://www.mediafire.com/?fhei8u2ss2uj97z
  2. Pegue o cartão microsd e coloque no leitor de cartões;
  3. Coloque o leitor na entrada USB do seu computador ou notebook (se por acaso seu computador ou notebook ja tiver leitor de cartões de memória integrado coloque direto nele);
  4. No computador, faça a formatação do cartão de memória no sistema de arquivos FAT 32;
  5. Após formatar o cartão, descompacte o arquivo zip que você baixou (que é a ROM do link logo acima);
  6. Após isso pegue todos os arquivos descompactados e coloque dentro do cartão de memória;
  7. Remova o cartão do computador com o "remover com segurança", para ter certeza que não vai corromper algum arquivo;
  8. Insira o cartão de memória na entrada de cartões do tablet;
  9. Ligue o tablet com o botão Home (botão físico central prateado) e o botão de ligar juntos. Deixe pressionados até começar a atualização.

     

O procedimento é automatico. Após terminar, o tablet vai desligar. Retire o cartão, ligue ele e pronto!! Já estará atualizado para a versão 2.3.3 🙂

Abaixo um vídeo que encontrei no You Tube mostrando o Coby com a nova versão. É exatamente assim que ele fica 😉 

Aproveite!

Atualização: pode ser instalada, seguindo estes mesmos procedimentos, uma outra ROM customizada, chamada Nefarious Bread. É a que estou usando atualmente e tem sido muito mais estável do que a Alldroid. O link: http://www.filestube.com/n/nefarious+bread

 

Gostou desta matéria? Então clique em algum anúncio aqui no site e ajude a manter o Nerdices =D

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 10 Comments

  1. no meu tb ficou mt legal, vi seu post e resolvi tentar, ficou 1000 % . recomendo a todos que estão afim de ter uma versão melhor no tablet, pode ir sem medo de ser feliz.rssrs

    obrigado amigão

    1. cara quando eu ligo o tablet com os botoes power e o cinza aparece um triangulo com uma exclamação dentro o que pode ser??

  2. Comprei um 1024 na quinta passada e resolvi atualizar, resultado, tablet brickado por conta de versao de placa mae, então cuidado antes de atualizarem o 1024, confiram o modelo da placa mae antes!

    1. Alexandre, baixa a ROM original da Coby, você encontra ela no site da Coby. Liga o tablet com a ROM no sdcard e veja se consegue restaurar.

  3. No meu coby 7020 nao consigo liga-lo para ficar do modo descrito, fico apertando os dois botoes e somente as luzes acendem e nao sai disso, alguem pode ajudar. Ele nao inicia para fazer a atualizaçao.

    1. amigo vc abre ele pois nao tem parafusos se nao me engano ele funciona com um cartao de memoria interna de 4gb vc tira o cartao interno formata ela depois vc pega a versao do 2.3 que o amigo deixou o link acima depois de baixar vc descompacta o arquivo cola todo ele para dentro do cartao de memoria coloca ele no lugar interno fecha o tablet segura o botao iniciar junto com o do centro e pronto ele vai atualizar sozinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.