Mais um passo dado no processo de orkutização do Facebook

Segue a passos largos o processo de orkutização do Facebook. Quanto mais a rede cresce, mais passa a adquirir as características do Orkut, primeira grande rede social, que dominou durante anos na internet brasileira, e perdeu espaço justamente para o Facebook.

Agora, um brasileiro descobriu como inserir gifs animadas na rede social. Conhecido na rede como Bogobil, o estudante de computação Marcelo Silva encontrou uma forma de burlar a inserção dessas imagens animadas no site de Mark Zuckerberg. Aliás, o motivo para a rede social bloquear esse tipo de arquivo é culpa dos brasileiros.

Segundo o que andam dizendo pela internet, o fundador do Facebook teria vetado a inclusão e gifs por temer que os brasileiros (os segundos maiores usuários do site no mundo) transformem a rede social num novo Orkut. Por lá, os gifs animados poluem o site e tornam a experiência de uso um problema. Ainda de acordo com Zuckerberg, o Brasil não saberia usar redes sociais. Por isso, não há intenção do site de liberar o uso dos gifs animados.
 
Por enquanto, a festa está rolando e os primeiros usuários já começaram a usar o recurso que explora uma falha no site. Para quem quiser se aventurar já existem aplicativos que permitem colocar as imagens animadas no seu mural. Mas é bom lembrar que essa história pode acabar fazendo com que o seu perfil acabe sendo infectado por algum tipo de vírus, pois a técnica usada para exibir os gifs é parecida com a utilizada pelos vírus.
 
Essa não é a primeira vez que alguém consegue explorar uma falha no Facebook para inserir gifs animados. Em 2010, um italiano conseguiu fazer o mesmo. Mas logo a rede social bloqueou o acesso às imagens. Por enquanto a rede social não divulgou se pretende fazer o mesmo. Bogobil disse à imprensa que já informou ao Facebook sobre a falha. Ele espera com isso receber 500 dólares de prêmio, que é o valor pago pela rede social através do seu programa de caçadores de bugs.
 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.