CyanogemMod não terá mais acesso root habilitado

Os desenvolvedores do CyanogenMod decidiram por lançar a próxima versão de sua ROM personalizada sem acesso root por padrão. O CyanogenMod 9 vai, contudo, dar aos usuários a possibilidade de habilitar esse acesso.

O CyanogenMod é o mais popular firmware em código aberto para aparelhos Android. Ele pode ser instalado em uma grande variedade de smartphones e tablets, um procedimento que normalmente exige que o usuário destrave seu bootloader para poder escrever a imagem da ROM personalizada no dispositivo. A vindoura versão 9 do CyanogenMod é a primeira versão a ser baseada no Android 4.x, batizado de "Ice Cream Sandwich".

De acordo com a equipe CyanogenMod, essa mudança foi adotada levando em conta os potenciais problemas de segurança a que sua ROM tradicionalmente expõe os usuários. Como afirmaram em uma entrada em seu blog oficial "Oferecer acesso root por padrão para mais de um milhão de dispositivos era uma gigantesca falha de segurança." Os aplicativos normalmente pedem ao usuário por acesso root, mas isso ainda não é considerada uma alternativa apropriada, já que muitos usuários tendem a ignorar esses avisos ou são enganados por programas maliciosos que se passam por aplicativos comuns.

As mudanças na ROM vão permitir que os usuários decidam em que partes do sistema o acesso root estará disponível. Haverão quatro configurações possíveis no CM9: acesso root totalmente desabilitado, habilitado apenas para o acesso de desenvolvimento através da USB, habilitado para aplicativos apenas e, finalmente, habilitado para o acesso USB e aplicativos. A nova interface de configuração será similar à opção "Permitir a instalação de aplicativos não Market" com a qual usuários já devem estar familiarizados com a versão padrão do Android.

A nova política já está em efeito nas primeiras compilações públicas alpha do CyanogenMod 9 com a interface de configuração já inclusa no sistema.

Fonte: h-online, em inglês.

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.