Querem censurar os jogos – diga NÃO!

Como se não bastassem as iniciativas de criar leis que restringem a liberdade na internet, com o SOPA/PIPA nos Estados Unidos, o ACTA na Europa, o AI-5 Digital do Senador Azeredo aqui no Brasil, agora também está tramitando no Senado um projeto que pretende instituir a censura no mercado de jogos.

O polêmico projeto 170/06, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que criminaliza a “fabricação, distribuição ou importação de jogos de videogames ofensivos aos costumes e às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos”, ganhou um ponto favorável em votação no Senado.

Segundo o UOL Jogos, o senador do PMDB da Paraíba, Vital do Rêgo (WTF??), emitiu relatório em que se posiciona a favor da aprovação do projeto.

Caso isso venha a acontecer, jogos com conteúdo considerado ofensivo podem ser enquadrados no artigo 20 da lei 7716/89, que rege o crime de preconceito e pode conferir pena de reclusão de até três anos.

Valdir Raupp, autor do projeto de lei, é alvo constante de ataques da mídia especializada e entidades comerciais por causa da elaboração dessa ideia. Por diversas ocasiões, membros do setor comerciário de jogos eletrônicos dizem que a sinopse do projeto é vaga demais, tornando impossível determinar de forma prévia quais jogos serão marcados como ofensivos.

Marcos Khalil, colunista do Olhar Digital e dono da cadeia de lojas UZ Games, disse ao UOL que o impacto seria contrário ao esperado pelo legislativo, uma vez que a norma poderia alavancar a pirataria, afetando a indústria oficial, tornando-a menos competitiva e mais restritiva.

É preciso ficar atento e barrar estas iniciativas, pois censurar a venda dos jogos é um passo para censurar os jogos on-line e os sites, abrindo um sério precedente na violação de nossa privacidade.

Fonte: com informações do Olhar Digital

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.